sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Que bela vida #16

JMJ 2016



Ei ei ei! Hoje venho aqui para vos dar a conhecer de um Mega Evento que se vai realizar este ano! A JMJ (Jornada Mundial da Juventude, este ano em Cracóvia, Polónia.

Pare quem não sabe o que é dou a baixo um pequeno resumo:



"A JMJ é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 20 de Dezembro de 1985, que reúne milhões de jovens católicos de todo o mundo. Tem normalmente a duração de uma semana e nela promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.
Reúne milhares de jovens para celebrar e aprender sobre a fé católica, para conhecer melhor a doutrina católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade."

Teoricamente, a JMJ é isto. No entanto, para quem a vive é muito mais. Para mim foi muito mais.

Estive na JMJ de Madrid em 2011. Passei alguns dias em Talavera, acolhida por uma maravilhosa família espanhola que não me conhecia de lado nenhum mas que nos tratou, a mim e às minhas 3 companheiras (esta família acolheu 4 pessoas) como se fossemos deles.
Tive vivências incríveis que me marcaram para a vida e mais do que chegar a Madrid e ao fim de mais uns quantos dias ver o Papa (na altura, Bento XVI), foram todas essas vivências durante todos esses 11 dias de JMJ que ajudaram, de certa forma, a definir-me como cristã que sou.

Amigos novos, família nova, espiritualidade renovada.


Infelizmente este ano não poderei ir, mas vai o mais novo cá da casa.

Deixem nos comentários o vosso testemunho se já participaram em alguma JMJ ou se pensam participar. Por mim, deixo-vos o Facebook e o site do evento, assim como algumas fotos desse Verão de 2011.

Hello hello! Today I come here to let you know about an Super Event that will happen this year! The WYD (World Youth Day), this year in Krakow, Poland.
To the people who don't know about WYD, I leave a small summary:


"WYD is a religious event instituted by Pope John Paul II on December 20, 1985, which brings together millions of young Catholics from around the world. It usually last for a week and it promotes events of the Catholic Church for young people.
It brings together thousands of young people to celebrate and learn about the Catholic faith, to better understand the Catholic doctrine and to build bridges of friendship and hope between continents, peoples and cultures, and share with each other the experience of spirituality. "


In teory, the WYD is this. However, for those who live it it is much more. For me it was more.
I was in World Youth Day in Madrid in 2011. I spent a few days in Talavera, welcomed by a wonderful Spanish family that I do not know of anywhere but who treated us, me and my three companions (this family welcomed 4) as if we were family .
I had amazing experiences that marked me for life and better than to come to Madrid and after a few  days, see the Pope (Bento XVI), were all these experiences during those 11 days of WYD who helped in a way, to define me as a Christian I am.
New friends, new family, renewed spirituality.

Unfortunately this year I can not go, but my brother goes and I'm happy for him.
Leave in the comments your witness if you have participated in some WYD or think  to participate this year. For me, I leave you Event's Facebook and website, as well as some photos of that Summer of 2011.

(P.S.: Se fazes parte da diocese de Coimbra, poderás inscrever-te aqui
!)



1 comentário:

  1. Fiquei a conhecer pois desconhecia por completo;)
    beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar