segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Que bela vida #20



 Ler em Português      Read in English


POR MERLIN! MAIS UM LIVRO!
Foto: Público
Pois é! O meu nível de Potterhead está a ficar cada vez maior e eu estive mesmo lá.
Não posso dizer que não gostei pois na verdade senti-me uma criança na loja de doces dos Três Duques pela primeira vez - referência mega nerd. No entanto, sei que poderia ter sido muito melhor pois assim o prometeram.
Para saberem como realmente foi, continuem a ler.
Na semana passada, uma boa percentagem de mim era azia por não poder acompanhar o meu irmão na JMJ deste ano em Cracóvia. "Não se pode ter tudo, o dinheiro não estica e os gastos em Florença vão ser mais que muitos"!
Os meus queridos papás, sabendo há muitos anos do meu gosto pelo mundo de magia que a querida J.K. criou e tendo conhecimento do que se iria passar no Porto, mais propriamente na Livraria Lello, lá se abeiraram de mim e fizeram a derradeira pergunta: "E se fossemos ao Porto?"

"SIM SIM SIM"

Claro que fiquei super feliz e tratei logo de preencher os dois lugares vazios que o carro ainda tinha, estando um deles reservado para o namorado que felizmente me vai aturando nestas maluqueiras.
Preparei-me de véspera: reuni com um amigo (o que ocupou o outro lugar) para vermos entre nós o que tínhamos relativo à saga e poderíamos levar, uma vez que decidi logo não ir "inteiramente equipada" devido ao calor.

Queria uns óculos iguais ao da personagem Luna e esta foi a oportunidade de fazer um belo DIY!
A minha mãe, por sua vez, tratou de tudo com os nossos amigos de Gaia que ainda foram tratar da pré-compra do livro que decorreu durante o dia de sexta-feira.

Foi às 16h de Sábado, dia 30 de Julho, que saímos de casa rumo ao Norte.
Chegámos ao nosso destino por volta das 18h e percebemos de imediato que o calor tinha ficado em Coimbra.

O evento da Lello tinha início às 22h e por isso passámos a tarde a visitar a baixa do Porto. Sempre gostei da cidade por ser antiga e a minha opinião não mudou. Vimos edifícios lindos e emblemáticos e por fim fomos jantar um delicioso- e calórico - prego no pão. Depois do jantar fomos comer um gelado à Santini e e seguida dirigimo-nos à Lello.

Eram 21h e, como é óbvio, o sítio já estava apinhado.
O resto do grupo continuou a sua visita e eu com os meus dois companheiros - tal e qual Hermione e amigos (claro) - posicionámos-nos numa lateral do gradeado que circundava a entrada da livraria.

Assim que vi a disposição das coisas fiquei um pouco desconfiada. Tinha lido no site tudo o que fora prometido acontecer neste evento e não estava a perceber como é que tudo iria ser feito.

Foto: Jornal Público

Na imagem a cima conseguem perceber, mais ou menos, com tudo estava.
À frente da livraria estava um perímetro gradeado que se prolongaria para a frente definindo o espaço da fila necessária para adquirir o livro à meia noite. (eu estou ali, algures na 3º ou 4º fila de pessoas, do lado esquerdo da imagem)
No centro da multidão estava montado um pequeno palco onde iriam ser elaboradas "poções" para dar a beber aos fãs.

Quando pensei no evento não pensei em nada disto. Em vez disso pensei que seria realmente uma festa onde as personagens estariam à vista de todos e interagiriam com os fãs da saga e que haveriam vários pontos onde poderíamos adquirir as ditas poções. Ou seja, mais convívio e menos observação e espera.


No horário prometido o evento começou. Fomos presenteados com várias personagens da saga que foram interagindo com os fãs mais próximos do gradeado. (sei que muito gente não conseguiu ver nem sequer ouvir nada do que aconteceu aqui, mas apenas falo da minha experiência)


Uma das atividades realizadas pelos encarregados pela animação foram os duelos aéreos, que se foram repetindo durante a noite sempre do mesmo modo.
Sobre isto nem sei bem o que dizer. Enquanto estava a ver isto apenas passavam na minha mente ideias de como poderia melhorar este espetáculo sem precisar de muitos gastos.
Para quem não esteve lá vou resumir: os dois rapazes desciam pela fachada vestidos com os seus mantos e parando a meio sacavam das suas varinhas e começavam a fazer piruetas na tentativa, penso eu, de imitar um duelo enquanto a banda sonora dos filmes ia tocando.

Apesar de o rapaz da direita parecer estar a fazer um grande fret, substituí-lo não foi a minha única ideia - mázinha. Podiam ter colocado efeitos sonoros e de luz a quando o lançamento dos ditos feitiços por exemplo.


A animação continuou de forma muito diferente daquilo que tinha sido prometido.
Enquanto estava ali a "papar o que me davam" pensei muitos vezes se haveria na equipa de organização ao menos um fã da saga. Acho que com ideias criativas se podem fazer coisas bem feitas sem gastar muito dinheiro e o que passou para o público foi apenas que todo o evento tinha sido "colado com cuspo". (isto é uma maneira de dizer que está feito mas não bem feito)


Um pouco antes da meia noite fomos para a fila de levantamento do livro.
Apesar de já estar muita gente à nossa frente (e da constante falta de civismo de quem passou à frente) a fila andou bastante rápido e num instante estava à frente da Lello.

Mais uma vez, apesar de não me darem o prometido, adorei. Entrámos na livraria e saímos num ápice. Ainda tive tempo de dar uma vista de olhos muito rápida no interior e também na imensidão de artigos relacionados à saga que estavam expostos.



Mal podia acreditar que tinha, finalmente, nas minhas mãos o oitavo livro da saga sendo a 1º edição de sempre!
Foi mágico!
Depois de uma das meninas da livraria elogiar os meus óculos fomos encaminhados para a saída do perímetro gradeado do exterior.
A noite não podia terminar ali porque eu ainda não tinha tirado uma foto a "entrar" na Plataforma 9 3/4.

Quando tive oportunidade de o fazer, apenas o meu probrezinho telemóvel tinha bateria e foi isto que saiu:


(isto em pequeno fica melhor :P)

Saí de lá com uma enorme satisfação e quando chegámos a casa dos nossos amigos ainda li um bom bocado até adormecer.

A minha apreciação geral da noite do lançamento é positiva.
Apesar de todos os aspetos negativos que assinalei, a verdade é que não posso dizer que não gostei porque adorei de verdade. Achei o momento especial e senti o clima do evento especial. Muitos fãs vestidos a rigor, reunidos para adquirir o livro. Foi simplesmente mágico.

Hoje, dia 1 de Agosto, o livro já amanheceu lido.
Só tenho de agradecer ao Harry por continuar a ensinar a importância da amizade e muito mais a uma Potterhead de 22 anos.




12 comentários:

  1. Adorei o post! DE facto quando li sobre o evento fiquei com a ideia que iria ser um pouco diferente. Gostarem daquilo que estavam a fazer teria sido algo excelente! Só tenho uma questão estavam os dois atores prometidos no evento (do filme em si)? Adorava ter ido! Estavas uma verdadeira Luna! Adorei os óculos! kiss^^

    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      A questão dos atores era engano e a livraria veio desmentir uns dias antes :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Quero imenso ler o livro!
    Obrigada, em nome de todos os Potterheads que não foram ao evento, por nos teres transmitido todas estas informações preciosas!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. adorei, ana! tivemos experiências muito diferentes uma da outra. podes ler mais sobre a minha quando eu publicar o post sobre o assunto (já o tenho escrito, só ainda não o publiquei)
    Beijinhos e boas leituras,
    Mia
    miasbookshelf.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico à espera pois quero saber outras opiniões :)

      Eliminar
  4. Tinha amigas que queriam ter ido! :) Já eu não fazia questão mas talvez por não ter acompanhado nenhum dos livros:)
    Um beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Eu estive lá mas não gostei nada daquilo que fizeram.... Tipo, óbvio que estou contente com o livro pois consegui tê-lo a meia noite e vinte, mas eles foram péssimos. Ainda esta semana vou lançar um vídeo sobre este mesmo tema e convido-te a vê-lo :)

    http://mundodablue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Estamos a chorar por dentro por nao termos ido ao lançamento :(
    Deve ter sido lindo! Obrigada pela partilha! Como potterheads agradecemos imenso <3
    Beijinhos
    ____________
    Todo o caminho é uma aventura e uma forma de coleccionar momentos
    Blog Jess&Rose | Youtube

    ResponderEliminar
  7. A minha priminha também esteve aí :D mas mesmo sendo guião achei que a história está lindíssima. Contudo concordo que tem um sabor agridoce.

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar